Fisioterapia

“Centra-se na análise do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas, e terapêuticas especificas, com base essencialmente no movimento nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade da promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência e da incapacidade e inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar utentes/clientes com disfunção de natureza física mental de desenvolvimento ou outras incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida “

– Ministério da Saúde –Dec.Lei nº261/93 de 24 de Julho

fisioterapia_02

Cinesiterapia Respiratória

Em fisioterapia existem diversas áreas de intervenção, entre elas a área das patologias do foro respiratório. Malformações da árvore traqueo-brônquica, afecções hereditárias, infecções bacteriológicas e patologia respiratória, são situações frequentes na criança e no recém-nascido. A par da abordagem médica a cinesiterapia tem um papel importante, uma vez que tem como objectivo reabilitar e manter livres as vias aéreas. Esta técnica é realizada por fisioterapeutas com formação na área é uma técnica extremamente eficaz que alivia a sintomatologia da criança, promovendo-lhe bem estar.

cines_respira

Magnetoterapia

É uma das terapias físicas, utilizada no tratamento de múltiplas patologias do foro músculo esquelético e reumatológico.
A magnetoterapia utiliza a energia gerada por campos electromagneticos de alta e baixa frequência, gerando vibrações nos receptores magnéticos que existem dentro das células dos tecidos do nosso corpo.
A Magnetoterapia é uma terapia praticada pela medicina alternativa baseada na suposta influência dos campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano.
Os adeptos desta prática afirmam que ela seria capaz de tratar efectivamente diversas doenças sobretudo de ordem reumática.

magnetoterapia

Mesoterapia

A Mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos sob a pele. É majoritariamente usada em clinicas de estética e é realizada por médicos, biomédicos e enfermeiros com formação especifica na área. Inclui a administração de fármacos por meio de múltiplas injecções intra-cutâneas, em determinadas zonas anatômicas, com objetivo maior de tratar doenças e proporcionar a eliminação de sinais e/ou sintomas associados.

A mesoterapia músculo-esquelética visa o controle da inflamação e dor, através da aplicação de anti-inflamatórios não-hormonais, relaxantes musculares, vasodilatadores, anestésicos, entre outros

mesoterapia

Massagem

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre os tecidos do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade.

masagem

Drenagem Linfática Manual

É uma técnica específica de massagem manual que exige uma formação adequada. Esta técnica caracteriza-se por uns movimentos muito suaves e precisos, todos em forma circulares e espiral e por um trabalho intensivo realizado nos centros de gânglios linfáticos.
Estimula a circulação linfática nos vasos linfáticos ao acelerar a absorção de líquidos e das macro-moléculas do tecido intersticial,    pela activação da capacidade peristáltica destes vasos.
Por isso, a Drenagem Linfática Manual faz absorver inúmeras formas de EDEMAS por exemplo; os EDEMAS POST-OPERATÓRIOS , assim como os edemas POST-TRAUMATICOS, na maioria dos casos este tratamento tem a duração de 1 hora.

drena_linfatica

Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global (ou RPG) é um método de tratamento fisioterapêutico, desenvolvida em França por Ph.-E.Souchard, a partir do trabalho de Mézières e de vários anos de estudos e pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Além disso, produz também a libertação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de “fluagem”. É utilizado em vários países por fisioterapeutas formados pessoalmente por Philippe Souchard.

reeduca_postura

Método Pilates

O Método Pilates é um sistema revolucionário de exercícios para todo o corpo focado no alongamento e fortalecimento, gerador de equilíbrio físico, resistência e preventivo de lesões.

Este método de treino físico e mental foi recentemente “descoberto” por atletas, modelos, actores, homens de negócios e executivos que têm vindo a desfrutar de um trabalho apropriado para todas as idade e estados físicos. O Método Pilates enfatiza a precisão, a fluidez, a centralização corporal, a concentração, uma correcta respiração, economia e qualidade dos movimentos e alinhamento do corpo., em formas mais alongadas, força, umas costas sólidas, postura mais correcta e uma maior flexibilidade muscular e mobilidade das articulações, além de um renovado vigor mental.

Pilates é também um sistema de controlo corporal que fica para toda a vida, uma vez que ao estabelecer uma forte “centralização” e um alongamento suave, liberta de tensões e aumenta a capacidade respiratória do ser humano. Joseph Hubertus Pilates, nascido em Dusseldorf em 1880 e falecido em Nova Iorque em 1967, foi o engenhoso criador deste conhecido processo de manutenção e melhoramento das funções corporais.

pilates

Cadeias Musculares

As cadeias fisiológicas vulgarmente conhecidas por musculares, é um método global de Fisioterapia que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção de uma boa organização corporal.

Este método organiza os músculos em grupos (cadeias musculares) e através de um conjunto de testes, coloca-se em evidência pontos de tensão de diferentes zonas do corpo.

O tratamento passa pela libertação das zonas de tensão, que muita das vezes pode estar à distância do sintoma, devolvendo a boa mobilidade tecidular das diferentes cadeias e assim restabelecer o normal funcionamento corporal.

Trata-se de uma abordagem muito simples: eliminar ao máximo as tensões estruturais parasitas que são a base das disfunções, das deformações e das dores.

As técnicas utilizadas são essencialmente técnica de alongamento e relaxamento complementados por técnicas de terapia Manual.

É um método para todos, indicado para todas as idades e para tratamento e prevenção de inúmeras disfunções.

Ondas de choque

BTL-shockwaveO Tratamento Por Ondas de Choque é uma nova modalidade de tratamento para pacientes com problemas de origem músculo-esquelética e que não foram solucionados pelos tratamentos habituais.

Pode ser usado para tratar uma grande variedade de alterações músculo-esqueléticas, e as indicações abrangem patologias de caráter crônico, principalmente as que envolvem as inserções tendinosas:

• Ombro (Tendinite calcificante da Coifa das Rotadores)
  • Cotovelo (Epicondilite Lateral)
  • Joelho (Tendinite do Rotuliano)
  • Tratamento de trigger points.

Uma das áreas onde a Terapia por Ondas de Choque tem tido mais aplicabilidade e bons resultados é no tratamento de patologias do pé, principalmente casos de Fasciíte Plantar, Esporão do Calcâneo e Tendinose do Tendão de Aquiles.

O tratamento por ondas de choque também pode ser utilizado para tratar falhas na calcificação óssea, em fraturas de stress, necrose avascular e no retardo de calcificação.

As Ondas de Choque são um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local.

O tratamento não é invasivo, por isso não há nenhum tipo de sangramento visível ou cicatriz. Na sala de tratamento, o paciente será acomodado sentado ou deitado, dependendo da região a ser tratada. O equipamento será acoplado diretamente na área do corpo a ser tratada e em seguida se iniciará a emissão das ondas de choque.